Cuidados com a pele

Olá pessoal!

Existem tantos assuntos para falarmos, mas vou começar pelo que me fez criar este humilde canal: Cuidados com a pele.

O drama com a minha pele começou muito cedo, aos 11 anos. Começaram a aparecer microcavos, pontinhos pretinhos, os quais jamais imaginei que iriam me trazer tantos problemas. A falta de acesso a informações, foi um fator que colaborou para as cicatrizes de acne que tenho hoje.

Com o passar do tempo, sem a limpeza necessária, com o uso dos produtos adequados, a situação só foi piorando. Aos 14 anos, estava no estágio mais critico, meu rosto estava repleto de rosácea, um tipo de acne muito comum em adolescentes, mas as minhas infeccionavam. Eram tantas, que em alguns dias, mesmo tomando todo cuidado para não machucar, elas se rompiam, pois minha pele sempre foi muito branquinha e sensível. Cheguei muitas vezes a não ir à escola, de tão machucado que meu rosto ficava.

Sem informação e recursos, passava no rosto o que minha avó falava, o que a vizinha falava, o que minha mãe falava… nem sei como não ateei fogo na minha cara, porque tudo era a base de muito álcool. Meu Deus, como isso fez mal! Álcool mancha né!  Não esqueço de uma certa vez, em que uma pessoa próxima comentou: “Tão bonita, com o rosto cheio de espinhas deste jeito!” Criatura sem noção! Eu só tinha 14 anos, e não podia fazer nada.

Protetor solar era outra coisinha indispensável que eu não usava, por falta de grana mesmo. Em um calor de 40° graus, em pleno litoral de Pernambuco, com um rosto cheio de espinhas, pensava: que mundo cruel! Minha sorte é que nunca sofri bullying por este motivo, só faltava ficar deprimida né?

Por volta dos 20 anos que as espinhas começaram a reduzir por conta própria, mas nesta época já sabia o que fazer e comecei a cuidar melhor de minha pele (muito oleosa por sinal).

Hoje vou a dermatologista periodicamente, pois além das cicatrizes de espinhas, me restaram manchas causadas pelo sol e produtos errados. Como sabemos os tratamentos não são nada baratos, e dermocosméticos também, mas os cuidados diários ajudam, e muito. Uma boa limpeza pela manhã e a noite, com proteção solar e hidratação (sim, pele oleosa também precisa de hidratação!). Uma alimentação saudável também ajuda, e isso, ainda tenho que melhorar. Ainda não tive coragem para o bam bam bam do momento, o CO2 mas penso em um peeling. Para este já tomei coragem! No inverno que vem, vamos ver o que acontece.

Por hora, estou preparando a pele com vitamina C e retinol, as rugas estão mais próximas do que eu imaginava, e é claro que as espinhas ainda dão o ar da graça, por isso a “dermato” indicou um gel.

Assim que os resultados aparecerem, coloco o antes e depois aqui para vocês. Se não aparecerem, eu surto!

Faça hoje um carinho em você mesmo, cuide-se!

Um super beijo,

Deixe um comentário

